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  Parâmetros de avaliação da fala e da audição  

PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DA FALA E DA AUDIÇÃO

      Os parâmetros abaixo delineiam o comportamento que deve ser esperado de uma criança, de acordo com as diversas faixas etárias. Se uma criança apresenta falhas consistentes ao que esses parâmetros sugerem, pode haver um problema que requeira uma avaliação posterior.

3 a 6 meses:
      As crianças acordam ou se acalmam com o som das vozes de seus pais. Elas nitidamente giram o olhar e suas cabeças na direção do som.

7 a 10 meses:
      As crianças movem suas cabeças e ombros na direção de sons familiares, mesmo quando elas não conseguem ver o que está acontecendo. Os sons não têm que ser fortes para produzir uma resposta.

11 a 15 meses:
      As crianças demonstram compreensão para algumas palavras através de seu comportamento. Por exemplo, elas olham ou apontam objetos familiares, quando são solicitadas a isso. Elas começam a tagarelar em resposta a uma voz, podem chorar com o som de um trovão, ou mesmo franzir a testa quando se ralha com elas.

1 ½ anos:
      Algumas crianças começam a identificar partes do corpo. Elas devem estar aptas a mostrar seus olhos ou dedos do pé e devem estar falando algumas palavras simples. Essas palavras geralmente não são completas nem pronunciadas corretamente, mas são de claro significado.

2 anos:
      As crianças devem estar aptas a obedecer a ordens simples, sem pista visual.

      Elas devem estar usando uma variedade de palavras ouvidas em casa, no dia-a-dia. A maior parte das crianças dessa idade gostam de que se lhes mostre e leia sobre figuras simples em um livro e as apontam, quando se lhes pede que o façam.

2 ½ anos:
      Muitas crianças falam ou cantam versos curtos ou músicas e gostam de ouvir gravações ou cantar.

      Se as crianças têm boa audição e essas coisas lhes dão prazer, elas geralmente reagem aos sons correndo para olhar ou contar a alguém o que elas ouviram.

3 anos:
      As crianças devem estar aptas a compreender e usar alguns verbos simples, preposições, adjetivos e pronomes, como ir, dentro, grande e eu. Elas devem também estar aptas a localizar a fonte sonora.

      Elas devem estar usando frases completas, algumas vezes.

4 anos:
      As crianças devem estar aptas a contar, claramente, suas mais recentes experiências.

      Elas também devem ser capazes de obedecer a uma sequência de duas ordens simples.

5 anos:
      A fala de uma criança deve ser inteligível, mesmo quando alguns fonemas ainda sejam pronunciados incorretamente.

      A maior parte das crianças desta idade pode seguir uma conversação, se o vocabulário empregado está dentro de seu campo de conhecimentos. Elas devem usar pronomes corretamente.

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